Páginas

Vídeo resenha: Sherlock Holmes- A vampira de Sussex e outras aventuras.


         Gente me desculpem por ter sumido ( eu expliquei o motivo lá na página). Mas agora eu estou de volto com 2 vídeos por mês, espero que vocês gostem, eu sei que já tem resenha do livro no blog, mas eu decidi refazer em vídeo para ficar melhor para vocês e decidi também que todas as resenhas serão em vídeo. Se inscrevam no canal: Divertidamente Cultural Bel, para receber os meus vídeos em primeira mão, deem like lá na pagina no face  Literatura Universal e comentem muito, sugestões de vídeos, se vocês já leram algum dos livros que eu citei nos vídeos etc. Obrigada, beijos culturais e espero que gostem.

    Link do vídeo: https://www.youtube.com/attribution_link?a=TcSLvE0gWKs&u=%2Fwatch%3Fv%3DXrvgXwn6erg%26feature%3Dshare

Página do blog no face: Literatura Universal.



           Gente essa é a página do blog lá no face ( no primeiro vídeo do canal eu expliquei porque o nome é diferente). Lá vocês irão encontrar:

                * Comunicados.
                * Atualizações do blog e do canal.
                * Links de blogs interessantes.
                * Dicas de livros etc.
     
             Ela completou 34 likes esses dias, vocês são demais e nossa isso é muito gratificante para mim, eu amo muito vocês! Beijos culturais para vocês e obrigada por tudo!


Resenha: Sherlock Holmes - A vampira de Sussex e outras aventuras.


     O tempo passa, mas os mistérios de Sherlock Holmes, ainda são hoje, um dos livros mais lidos
 ( eu sinceramente amo estes tipos de livros)  e consequentemente uns dos que mais tem adaptações, porém hoje eu vou falar desta edição maravilhosa da Editora Melhoramentos. 
  Quem nunca ouviu falar no famoso detetive  Holmes?! Que com seu inseparável e fiel ajudante, Dr.Watson, desvenda crimes, que nem a Scotland Yard, famosa polícia britânica, era capaz de solucionar. Neste livro, Sir Arthur Conan Doyle escreveu seis mistérios ( A Pedra Mazarino; A ponte de Thor; O homem que rastejava; A vampira de Sussex; Os três Garridebs; As três Empenas), que deixam o leitor cada vez mais, envolvido nos mistérios. Nestas aventuras é possível perceber as fortes características do inglês, como a sua inflexibilidade, detalhismo, coragem, inteligência etc. Além de seus métodos de abordagem e captura dos criminosos, que são imagináveis, antes de serem citados no livro. 
Como eu não quero estragar a leitura de vocês, só irei contar a síntese do mistério principal: A vampira de Sussex.

A vampira de Sussex. 

Através de uma carta, o detetive fica sabendo do mistério, aparentemente sobrenatural. 
O caso envolve uma família nobre de Sussex, ao sul de Horshman, Inglaterra ( composta por Bob Fergunson, comerciante de chá, da travessa Mincing, sua esposa, o bebê do casal e o primogênito do Sr. Fergunson, Jack). Apesar das aparências, esta família está passando por uma grave crise por causa do estranho comportamento da Sra. Fergunson ( filha de um rico comerciante peruano), mas o auge dos problemas foi quando ela, literalmente, sugou sangue do seu filho, o bebê( pois Jack era fruto de outro relacionamento de Bob Fergunson), fazendo Bob a odiá-la. Seria ela, então, uma vampira de verdade? E o que está por trás deste grande caso? Bom a única coisa que eu posso falar é que: Nada escapa dos olhos de Holmes.


Gente, eu espero que vocês tenham gostado, comentem e opinem muito, aproveitem e curtam a página no Facebook do blog, Literatura Universal, beijos culturais, até a próxima e obrigada!  


Especial de férias: Sereias parte 2.







                                           A pequena sereia de Copenhague.


      A estátua da pequena sereia se localiza em Copenhague, Dinamarca e representa a verdadeira história dessa sereia, escrita por Hans Christian, que não tem nada de encantada, muito menos um final feliz como o clássico da Disney( OBS: Já tem um post no blog sobre os Contos de Fadas reais). Segundo a história a pequena sereia sentia dores no pé quando andava, como se estivesse caminhando por laminas, além de ter perdido sua voz, em troca de suas pernas para uma feiticeira do mar. Ela também foi desprezada pelo príncipe, apesar de tudo que passou e a estátua retrata a dor e a tristeza da sereia, olhando para o mar, lembrando que nunca mais poderá voltar.
OBS: Edvard Eriksen , escultor da obra, não retratou a pequena sereia como ela é descrita na história, pois nela é distinguida claramente as partes que a garota tem pernas e as partes que ela tem cauda, ao contrário da estátua, onde a sereia tem pernas e ao mesmo tempo "cauda". 

Evidências ou simples histórias?




          São muitas as evidências de sereias registradas ao redor do mundo, porém neste post eu só irei citar  três,espero que gostem, mas antes eu queria mencionar um documentário muito bom que foi  transmitido pela Discovery Channel, Sereias, a nova evidência. Vale muito a pena assistir, pois contêm muitas provas da suposta existência desses seres.



1ª  Sereias e pré-história.




  Pinturas rupestres foram encontradas no Egito, parecendo ser a representação de supostas sereias, que viveram mais ou menos na época da Pangeia, ou seja quando não havia a formação dos continentes e o Egito era coberto por água. Bom as pinturas são reais, seriam elas então uma prova concreta da existência desses seres?

2ª A sereia de Fiji.




   Por volta de Julho de 1842, o Dr. J. Griffin, um membro do Liceu Britânico de História Natural, recém chegado em New York. Ele trazia consigo uma suposta  sereia real (que fora capturada perto das ilhas de Fiji no sul do Pacífico) a mando da imprensa local, gerando uma grande repercussão e curiosidade, porém a criatura não era como todos esperavam, a  "sereia" era feia, seca, preta e parecia ter morrido em meio a agonias. Além disso o "Doutor" era na verdade Levi Lyman, que ajudou Barnum ( o homem que mais despertou curiosidade nas pessoas e principalmente na imprensa, distribuindo, até, uma xilogravura da criatura), o inventor de  toda a história. Resumindo, tudo não passou de uma farsa para ganhar fama e a sereia na verdade foi feita por indianos orientais e japoneses, que uniam a cauda de um peixe com a parte de cima do corpo de um macaco, aperfeiçoando-as depois, para o uso em cerimônias religiosas.   


3ª Corpo de sereia encontrado em Sergipe.



  E o Brasil?! Como fica nessa história de evidências? Bom até hoje não foi encontrada nenhuma prova no país que deixasse em dúvida a existência dos seres, mas a internet até que se esforça, como foi o caso do corpo de uma "sereia", encontrada na praia de Barra do Coqueiros, em Sergipe. As imagens espalharam-se pelas redes sociais e causaram uma grande repercussão, porém, infelizmente, o ser, era na verdade um boneco cenográfico, feito por Joel Harlow , para o filme Piratas do Caribe, navegando em águas misteriosas, de 2011. 



                                                       Escola de sereias.



    Fora do Brasil, as sereias ganham um destaque surpreendente, existindo até escolas para se tornar uma sereia, ou até mesmo um tritão, como a Escola de Sereias das Filipinas. A escola, localizada na cidade de Manila, ensina como se comportar e nadar como uma sereia de verdade, atraindo assim, pessoas de várias idades, principalmente as crianças. Fundada por Anamie Saenz e Normeth Pregle, a escola também proporciona aulas em lugares fora do espaço, caudas para ensaios fotográficos, além de vender caudas ( pé de pato juntos, especificadamente).






 E aí?! Vocês acreditam em sereias? Respondam nos comentários, beijos culturais, espero que tenham gostado, curtam a página do blog lá no face Literatura Universal para receberem as atualizações e novidades sobre o blog e o especial de férias continua, continuo aceitando sugestões e antes de terminar eu queria agradecer a vocês, porque a page já está com 30 likes, obrigada, vocês são demais!

                                                                       


Especial de férias: Sereias parte 1.




Metade peixe e metade mulher, elas encantam desde as criancinhas até os mais velhos, com suas belezas e vozes admiráveis, e é sobre as sereias que iremos falar no primeiro post especial de férias. Mas antes de tudo eu tenho uma pergunta, você acredita em sereias?

A lenda.

A quem acredite que elas são malévolas e vingativas, outros acreditam que elas são belas e bondosas, mas afinal de onde teria iniciado a lenda das sereias?
Segundo a mitologia greco-romana as sereias são filhas do rio Aqueloo e da musa Terpsícore, habitando os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália.

Sereias da literatura:

Pisinoe;

Thelxiepia;

Ligeia;

Aglaope;

Leucosia;

Parténope;

Ulisses ( Odisseia).

             Uma lenda muito famosa envolvendo as sereias, é a lenda de Ulisses, que  quando ia passar pero de uma ilha do Mediterrâneo ( território supostamente ocupado por sereias), mandou seus marinheiros colocarem cera no ouvido e se prendeu ao mastro, para que não fossem encantados  e mortos pelas musas da beleza.

Iara.





   As sereias também tem seu lugar no Brasil. Como uma das lendas do folclore brasileiro, a Iara é o símbolo da beleza da mulher brasileira. A Iara ou mãe d' água " habita" as águas amazônicas e segundo a lenda, vive penteando seus longos cabelos negros com um pente de ouro, enquanto canta, encantando todos os homens para o fundo do mar, os quais nunca mais são vistos.
Segundo as histórias, a Iara era uma bela Índia, muito elogiada pelo seu pai, mas também muito invejada pelos seus irmãos, inveja essa que os levou a planejarem o assassinato da irmã, mas a Índia ouve tudo ( já que tinha uma ótima audição) e os mata primeiro. Entretanto com medo da reação do pai, o pajé da tribo, ela foge, porém é encontrada pelo mesmo e jogada nos Rios Negro e Solimões. Os peixes com dó da moça, a leva para a superfície e a transformam numa linda sereia.

Sereias na TV.

        A pequena sereia.


           E quem nunca assistiu o clássico da Walt Disney, A pequena sereia?! Ariel é uma jovem sereia que é encantada pelo mundo dos humanos e acaba se apaixonando por um, mas a rixa entre os reinos da água e da terra, "barra" ela de viver essa paixão, mas ela consegue, com a ajuda de seus amigos e do seu coração. 


       H2O meninas sereias.

  


                 A série australiana da Network Ten , H2O meninas sereias, conquistou o mundo relatando a história de três jovens garotas, que se transformam misteriosamente em sereias numa caverna da famosa Ilha Mako e buscam uma resposta de como e porque isto aconteceu.

Mirella ferraz.


Mirella Ferraz Nogueira é a primeira sereia profissional do Brasil, reconhecida mundialmente desde 2012. Mirella já estudou muito sobre assuntos relacionados a água, ajudou em projetos de preservação, e é a escritora dos livros Sereias- O segredo das águas e Quando as sereias choram etc. Atualmente Mirella vive de ser sereia, trabalha no Aquário de São Paulo e tem um site, onde fala sobre sereias, seu trabalho e até vende acessórios de sereias, como caudas, e que remetem ao mar:http://www.mirellaferraz.com/pt/ e ajuda em um outro sobre o mesmo assunto: http://sereismo.com/2015/10/19/webserie-mundo-da-sereia-por-mirella-ferraz/.


Beijos culturais! Até a parte 2, curtam minha page mo face Literatura Universal, obrigada, comentem muito, se vocês estão gostando, se acreditam em sereias etc.

OBS: Dividi o post em dois senão ele iria ficar muito grande.


  



Especial de férias.

      



        Oi gente! Estamos aqui com o primeiro post do ano e antes de falar sobre o especial de férias, eu queria desejar a vocês um feliz 2016! Que o ano de vocês seja cheio de bençãos, alegrias, sucesso, saúde, enfim tudo de bom. Tenho certeza que com a ajuda de vocês o blog só vai melhorar, obrigada por tudo, beijos.
        Férias é tempo de relaxar, de descansar, mas também é tempo de estar por dentro de algumas curiosidades e mistérios mundiais  e é esse o tema do primeiro especial de férias do blog. Eu  já estou com a programação certa ( que irá ser surpresa), mas aceito sugestões de vocês, beijos culturais, até mais e curtam minha página lá no facebook: Literatura Universal.