Páginas

Carnaval: Como surgiu etc.



           Oi gente! Tudo bom com vocês? Estamos em Fevereiro, mês de volta às aulas, mas também de Carnaval, então nada mais justo que fazer um especial para conhecer essa festa tão famosa.

            * O que significa a palavra Carnaval?

                          Do latim " Carna vale", Carnaval significa " adeus à carne" ( eu sei que é meio estranho), pois antecede a Páscoa e é marcado pela fartura antes do jejum da mesma. 

          * Mas afinal, como e onde surgiu o Carnaval?

              Se você pensa que o Carnaval surgiu no Brasil, está muito enganado. Eu sei que parece estranho, afinal o Brasil é praticamente o país do Carnaval, porém essa festa é bem antiga, surgindo antes de Cristo, lá por Roma, Grécia etc. Claro que não era como a que nós conhecemos hoje, contudo já havia máscaras e brincadeiras. 
            Existem várias hipóteses sobre o surgimento do Carnaval, mas a mais famosa é que teria sido criado para comemorar o fim do inverno e o início do plantio de lavouras.

OBS: No início o Carnaval tinha contornos religiosos, porém só foram aderidos depois que o Cristianismo ganhou significado, celebrando assim o período antes da Páscoa, do jejum, do período de reflexão ( dessa você não desconfiava não era?!) etc.


              * De onde saiu a ideia de se fantasiar no Carnaval?



Devido as inúmeras leis que omitiam as pessoas, os foliões usavam disfarces  para escapar das punições. Mais tarde até os nobres estavam fazendo isso, principalmente na Itália do século XV, daí surgiu o uso de fantasia no Carnaval, que nunca saiu de moda, existindo várias, umas bastantes diferentes. 



               * Os primeiros blocos carnavalescos.


Os primeiros blocos licenciados surgiram em 1889 no Rio de Janeiro, espontaneamente. Sem nomes os blocos foram ganhado força, até receberem uma grande ajuda da elite e enfim surgiram uma identificação para cada um, dividido- se em cordões ( mais desorganizado, os cordões eram mais descontraídos, além de serem acompanhados por instrumentos de percussão) e ranchos( mais organizado, tinha um caráter mais teatral, acompanhado pelos instrumentos de sopro), que foram aumentando e evoluindo até chegar nos famosos blocos que conhecemos.

   


Espero que vocês tenham gostado, beijos culturais, feliz Carnaval! Curtam minha página lá no Facebook, se inscrevam no canal, comentem muito: sugestões de posts, a opnião de vocês etc. E aguardem pois vai ter um segundo post sobre Carnaval.  





       

                                          

         

                                         

                                  




Nenhum comentário:

Postar um comentário