Páginas

Especial de férias: Sereias parte 2.







                                           A pequena sereia de Copenhague.


      A estátua da pequena sereia se localiza em Copenhague, Dinamarca e representa a verdadeira história dessa sereia, escrita por Hans Christian, que não tem nada de encantada, muito menos um final feliz como o clássico da Disney( OBS: Já tem um post no blog sobre os Contos de Fadas reais). Segundo a história a pequena sereia sentia dores no pé quando andava, como se estivesse caminhando por laminas, além de ter perdido sua voz, em troca de suas pernas para uma feiticeira do mar. Ela também foi desprezada pelo príncipe, apesar de tudo que passou e a estátua retrata a dor e a tristeza da sereia, olhando para o mar, lembrando que nunca mais poderá voltar.
OBS: Edvard Eriksen , escultor da obra, não retratou a pequena sereia como ela é descrita na história, pois nela é distinguida claramente as partes que a garota tem pernas e as partes que ela tem cauda, ao contrário da estátua, onde a sereia tem pernas e ao mesmo tempo "cauda". 

Evidências ou simples histórias?




          São muitas as evidências de sereias registradas ao redor do mundo, porém neste post eu só irei citar  três,espero que gostem, mas antes eu queria mencionar um documentário muito bom que foi  transmitido pela Discovery Channel, Sereias, a nova evidência. Vale muito a pena assistir, pois contêm muitas provas da suposta existência desses seres.



1ª  Sereias e pré-história.




  Pinturas rupestres foram encontradas no Egito, parecendo ser a representação de supostas sereias, que viveram mais ou menos na época da Pangeia, ou seja quando não havia a formação dos continentes e o Egito era coberto por água. Bom as pinturas são reais, seriam elas então uma prova concreta da existência desses seres?

2ª A sereia de Fiji.




   Por volta de Julho de 1842, o Dr. J. Griffin, um membro do Liceu Britânico de História Natural, recém chegado em New York. Ele trazia consigo uma suposta  sereia real (que fora capturada perto das ilhas de Fiji no sul do Pacífico) a mando da imprensa local, gerando uma grande repercussão e curiosidade, porém a criatura não era como todos esperavam, a  "sereia" era feia, seca, preta e parecia ter morrido em meio a agonias. Além disso o "Doutor" era na verdade Levi Lyman, que ajudou Barnum ( o homem que mais despertou curiosidade nas pessoas e principalmente na imprensa, distribuindo, até, uma xilogravura da criatura), o inventor de  toda a história. Resumindo, tudo não passou de uma farsa para ganhar fama e a sereia na verdade foi feita por indianos orientais e japoneses, que uniam a cauda de um peixe com a parte de cima do corpo de um macaco, aperfeiçoando-as depois, para o uso em cerimônias religiosas.   


3ª Corpo de sereia encontrado em Sergipe.



  E o Brasil?! Como fica nessa história de evidências? Bom até hoje não foi encontrada nenhuma prova no país que deixasse em dúvida a existência dos seres, mas a internet até que se esforça, como foi o caso do corpo de uma "sereia", encontrada na praia de Barra do Coqueiros, em Sergipe. As imagens espalharam-se pelas redes sociais e causaram uma grande repercussão, porém, infelizmente, o ser, era na verdade um boneco cenográfico, feito por Joel Harlow , para o filme Piratas do Caribe, navegando em águas misteriosas, de 2011. 



                                                       Escola de sereias.



    Fora do Brasil, as sereias ganham um destaque surpreendente, existindo até escolas para se tornar uma sereia, ou até mesmo um tritão, como a Escola de Sereias das Filipinas. A escola, localizada na cidade de Manila, ensina como se comportar e nadar como uma sereia de verdade, atraindo assim, pessoas de várias idades, principalmente as crianças. Fundada por Anamie Saenz e Normeth Pregle, a escola também proporciona aulas em lugares fora do espaço, caudas para ensaios fotográficos, além de vender caudas ( pé de pato juntos, especificadamente).






 E aí?! Vocês acreditam em sereias? Respondam nos comentários, beijos culturais, espero que tenham gostado, curtam a página do blog lá no face Literatura Universal para receberem as atualizações e novidades sobre o blog e o especial de férias continua, continuo aceitando sugestões e antes de terminar eu queria agradecer a vocês, porque a page já está com 30 likes, obrigada, vocês são demais!

                                                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário