Páginas

Entre profissões: Publicidade e propaganda. Feat. Ana Carolina.



Oi gente! Tudo bom com vocês? No Entre Profissões do mês eu entrevistei a publicitária Ana Carolina, apaixonada por sua profissão, para tirarmos algumas dúvidas sobre esta. Muito obrigada Ana por me ceder essa entrevista. Beijos culturais!
Lembrando que em  Publicidade e Propaganda o profissional é especializado em campanhas e peças publicitárias, trabalhando para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promovendo sua venda e garantindo a boa imagem da marca. Tendo um mercado de trabalho muito disputado, suas principais áreas são: Atendimento, planejamento, criação e mídia. Cada uma com seus respectivos salários, podendo chegar até R$29.000.

1ª) Quando você tomou a decisão de que queria ser publicitária?

   " Eu sempre fui apaixonada por propaganda, por vender uma marca, produto ou até mesmo um estilo de vida usando apenas um anúncio. Desde pequena preferia ver os comerciais que passavam na televisão do que o programa em si, mas a certeza de que queria seguir a profissão veio quando entrei no colegial. Minha primeira intenção era cursar fotografia, outra coisa pela qual sou apaixonada, mas acho o mercado muito restrito e com Publicidade e Propaganda                                                posso unir as duas paixões".


       2ª) Qual a maior vantagem e a maior desvantagem da                                                       profissão?

" Na minha opinião a maior vantagem da profissão é o espaço oferecido para qualquer perfil. Não importa no que você é bom, sempre haverá um espaço que                                          tenha a ver com a sua vocação.

Já a maior desvantagem é a instabilidade no mercado. Em momentos de crise, como a que estamos sofrendo no país atualmente, o primeiro setor que as empresas cortam é o de publicidade. Julgam que é um gasto "desnecessário", quando é o extremo oposto. Além disso, um publicitário vive em contante pressão, não tem horário para sair da agência e tem que lidar com clientes de forte                                               opinião, que não aceitam ser contrariados".

   3ª) Qual característica uma pessoa que quer fazer esta                                               faculdade deve ter?

  " No ramo da publicidade e propaganda existe espaço para toda e qualquer pessoa, com qualquer característica. Basta estudar bem todas as vertentes envolvidas na profissão e atuar na área que mais tem a ver com você. Por exemplo: Uma pessoa extremamente comunicativa pode ingressar na área de atendimento, lidando diretamente com os clientes. Já uma pessoa criativa pode ingressar no setor de criação, sendo responsável por tornar realidade as ideias do                                            cliente. E por aí vai".


             4ª) Quais disciplinas pesam mais no curso?

" Ao meu ver, as disciplinas que mais pesam no curso são: Pesquisa de Mercado e Opinião, Estratégias de Marketing, Mídia e Promoção de vendar e Merchandising, mas depende de qual área dentro da Publicidade você vai                                                                             seguir".

   5ª) Qual dica você daria para quem quer ser publicitário(a)?

" Logo nos primeiros semestres do curso, eu entrei em uma leve crise. É bem diferente do que eu imaginava e isso me assustou um pouco. até que um dia eu fui visitar uma agência para realizar um trabalho sobre o cotidiano do publicitário, e lá tinha um quadro com os dizeres: "(...) Ciência, estratégia, informação. Para o que as pessoas costumam chamar de propaganda, nós damos outro nome: PAIXÃO". E naquele momento que entendi que, para ser  um bom profissional          de publicidade, você deve ser apaixonado incondicionalmente pela área!

Meu conselho é: Se você se interessa pela área, visite agências, analise a grade curricular de várias faculdades e não pense no quanto ganhará futuramente. Parece ser uma área tranquila, mas é cheia de desafios diários. Se Publicidade e                    Propaganda te desperta amor, vai nessa e seja feliz!"

    

        Instagram da Ana Carolina: shadesofana_

        Meu Instagram: livros_e_muito_mais_2016


              


    

             

4 comentários: