Páginas

Belinda entrevista: Thaís (Pronome Interrogativo)


   Ela tem mais de 20 mil inscritos no seu canal, é apaixonada por livros e é um amor de pessoa. Ela é a Thaís do canal Pronome Interrogativo,a entrevistada de hoje. Super indico o canal dela. Lá você pode encontrar além de resenhas de livros, faça você mesmo, dicas de inglês etc.







1- O que foi que te motivou a criar um canal de literatura no youtube?

Quando estava na faculdade, vi que falávamos muito sobre clássicos e fiquei tentada a falar sobre livros para jovens, sabe? Comecei com um blog, em 2008/2009, e recentemente, vi que um canal é uma ótima forma de se comunicar, sem ruídos, principalmente, e você vê a pessoa "no olho", sabe? O canal foi uma forma que vi de dar mais voz aos textos que produzia no blog e tem sido assim há quase 2 anos de vídeos.

2- Qual foi o primeiro livro que você leu e se apaixonou pela história?

Engraçado porque a primeira relação que tenho com livro era meus pais lendo para mim aquelas história da Raposa e as Uvas, a Lebre e a Tartaruga, mas meu primeiro contato com a leitura foi na biblioteca da escola, quando eu quis pegar alguns gibis para desenhar e acabei começando a ler. Mas o livro que mais me marcou quando eu li e foi o "primeiro livro", foi O Meu Pé de Laranja Lima, do José Mauro de Vasconcelos. Essa foi uma leitura incrível que me marcou porque a história é triste, mas principalmente por passar no bairro onde eu morava, que era Bangu, aqui no Rio. E eu conseguia ver toda a história na minha cabeça porque eram ruas em que eu brincava, andava.

3- O Pronome Interrogativo conquistou muitos leitores e até pessoas que não gostavam de ler e passaram a gostar. Você pensa em algum projeto envolvendo seus inscritos?

A gente sempre pensa em projetos para disseminar a leitura, né? Mas acho que em breve, um projeto super legal vai pintar, para novos leitores. Mas quem já lê constantemente, tem as maratonas literárias, as leituras conjuntas, que sempre envolve a galera que é inscrita não só no Pronome Interrogativo, mas em outros canais parceiro parceiros que acabam entrando na brincadeira.

4-  Como é o seu dia a dia para gravar vídeos para o canal?

Para dizer a verdade, é uma loucura! Hahahah
Como dou aula e também trabalho num escritório, tento colocar tudo num dia para gravar e editar os vídeos da semana. Mas nem sempre acontece e fica aquela correria durante a semana para colocar o conteúdo no ar no dia certo e que a galera quer ver.

5- Como você vê a literatura hoje em dia? Diante de tecnologias etc.

Acho que estamos vivendo num momento muito bom em relação à tecnologia. Antigamente, líamos um livro e achávamos que estávamos sozinhos sobre ter gostado ou não. Mas com os blogs, Instagrammers e canais literários, as coisas mudaram: ninguém é um leitor solitário, sempre vai ter alguém para conversar e dividir opinião.
Os livros unem pessoas, mas hoje, com a tecnologia, eles nos unem e nos fazem encontrar pessoas que amam ler ler tanto quanto a gente! 💙



Nenhum comentário:

Postar um comentário