Páginas

O que é cosplay? Feat. Poliana Dias.

  Oii pessoal! Tudo bom? Nesse post a cosplayer e fotógrafa Poliana Dias falará sobre o mundo do cosplay e rensponderá algumas dúvidas que as pessoas tem sobre ele.

Facebook da Poliana Dias: https://www.facebook.com/polianadalbuquerquefoto/?ref=br_rs



- O que é o cosplay?

   É a arte de se vestir de personagens, porém não é só isso e sim incorporar o personagem, ter uma certa afinidade com ele, gostar dele e querer interpretá-lo.

- Como é o processo para montar toda a roupa?

   Muitos personagens não tem apenas a roupa para fazer, as vezes o cabelo dele é totalmente diferente do nosso, a questão de acessórios, alguns tem capacetes como o Power Rangers, na verdade a gente chama de Elmo. Inicialmente mandamos fazer a roupa em costureiras, as cosmakers, que são as pessoas que fazem acessórios e costuram roupas exclusivamente para cosplayers, tendo todo um processo de montagem!


- De onde vem a maior das inspirações para os personagens?

    A gente nunca faz um personagem que não conhecemos, sempre temos uma ligação com ele. Assistimos uma anime, um filme ou jogamos um determinado jogo, nos encantamos por algum personagem, o conhecemos, pesquisando sobre ele e quando cria um amor por esse personagem, fazemos o cosplay, que não é só uma fantasia para usar apenas em um momento, mas ele tem um laço muito forte com o personagem.


- Quando você decidiu que queria trabalhar fotografando cosplayers?

    Eu sempre gostei muito de fotografia, na verdade eu me encantei por ela na época de colégio, em torno do primeiro ano e comecei a gostar muito, sendo que inicialmente eu tirava foto de mim mesma. Quando terminei o Ensino Médio, eu estava muito perdida, não sabia o que fazer em questão de faculdade e então decidi fotografar, realizei o curso e comecei a fazer ensaios fotográficos, books de 15 anos, festas infantis, casamentos etc. Mas eu ainda não estava me encontrando, aí juntei minha paixão por cosplay com a fotografia  e surgiu esse projeto! Até pela questão de ajudar os cosplayers, porque antigamente eles eram muito mais valorizados, em questão de reconhecimento pelas pessoas, porém hoje não é mais assim! Investimos muito para interpretar o personagem, mas as pessoas não valorizam como antes e como eu sou cosplayer e sei como isso me atinge, então eu queria ajudar os meus amigos que também estão neste ramo, no que se refere a divulgação e estou gostando muito, particularmente! Estou fazendo esses ensaios gratuitamente para os cosplayers e acho que já é um projeto inicial, que estou fazer porque gosto!
    


- O que uma pessoa que quer fazer cosplay precisa saber?

    Precisa saber que dá muito trabalho! Rsrs Não é como uma fantasia, que é mais fácil de fazer. O cosplay é uma "fantasia" com todos os detalhes do personagem. Tem muita gente que faz fantasia da mulher maravilha, mas tem cabelo loiro e isso no cosplay é algo fora das regras, ele é sempre idêntico ao personagem, por isso é necessário realmente gostar dele e não fazer só porque achou bonito! 
    Além de saber também que cosplay é bastante caro! Rsrs As perucas por exemplo, não compramos as de fantasia de carnaval e sim importadas da China, que tem um fio bem semelhante ao cabelo natural, elas aguentam chapinha, todo tipo de utilização.


- A cultura asiática vem exercendo grande influência no Brasil, principalmente quando se fala de cosplay. Qual é a maior representação disso na sua opinião?

   Para mim a maior representação são as convenções, eventos de cosplay que participamos. Cada dia mais, há um aumento do número de cosplayers diferentes e criativos.


  





Nenhum comentário:

Postar um comentário