Páginas

Respondendo perguntas sobre bullying. Feat. Sweet Carol.

Oii pessoal! Tudo bom? O bullying é algo que infelizmente ocorre com muitas pessoal, com destaque para os adolescentes, como foi retratado na série "Os 13 Porquês". Para ajudar as pessoas que estão passando por essa situação, eu e a Carol do canal Sweet Carol respondemos perguntas que vocês mandaram sobre o tema, afinal nós duas sofremos bullying em algum momento da vida e esperamos que possamos ajudar vocês.


Sweet Carol responde!


(Maria Carolini) Como podemos ser um conselheiro num momento terrível de bullying, para ajudar um amigo, um parente? O que é importante dizer e o que é considerado um mal conselho ?


    Acredito que todo conselho é válido, mas por experiência própria, no meio das feridas é raro momentos que ouvimos o que temos que fazer, pois é gerao uma crise existencial muito forte, então eu aconselho os ''conselheiros'' que querem banir essas práticas horríveis, que querem ajudar alguém, buscar ajuda por ele, como por exemplo, se estiver na escola, conversar na diretoria e explicar com muitos detalhes o que anda observando...Se for amigo, parente de outra escola, converse com os pais e diga também tudo o que se sabe, longe da vítima, para que ela não te manipule deixando levar pela vergonha de alguns pais saberem o que há.
É importante sempre dizer que a pessoa é mais forte do que pensa e tudo o que fazem ou dizem os agressores, são meramente porque são eles que se sentem diminuídos e querem diminuir o próximo para que ele também se sinta assim! Um mal conselho é sempre dizer que ''é fase'', isso não é só uma fase, é uma experiência de vida, é um amadurecimento e pode deixar marcas muito sérias!


(Katielle Gomes) Como posso superar os traumas do bullying da minha adolescência? Que práticas devo utilizar pra espantar esses traumas?


   
Oi Kati, bom posso lhe dizer que a superação vem com o tempo, pois é...Por mais que eu quisesse apertar um botão apagar ou resetar, não tinha, então aceitei que tudo isso passou e tomei iniciativa de começar uma nova vida, entrei na faculdade e decidi que tudo seria novo e foi! Creio que amadurecimento ajuda na superação,  assim como uma viagem para espairecer a cabeça, ocupar a mente com coisas boas ajuda afastar mágoas e memórias ruins, experimente praticar um hobby, pois ajuda demaaais se ocupar com algo que ama!


Entre Livros e Fofuras responde!


(Andrey Henrique) O que ela poderia dizer sobre a série 13 Reasons Why ? e se a série é uma boa ou má influência para as pessoas que passam problemas relacionados ao bullying ?

   Eu adorei a série! Ao contrário de outras, ela trouxe um tema que infelizmente ocorre atualmente,além de evitar que as pessoas pratiquem "brincadeiras" de mal gosto e também evitar suicídios de pessoas que sofrem bullying. 
   Acho que a série tem dois lados, um que pode ajudar essas pessoas que sofrem com esses problemas,
 incentivando-as a buscar ajuda, seja da família ou profissionais. E o lado que pode fazer com que essa pessoa sofra ainda mais com tudo que está passando! Vai depender muito dessa pessoa.


(Elise Mackenna Moraes) No ensino médio sofri muito com bullying e com isso fiquei traumatizada com algumas coisas. Hj sou uma pessoa bem insegura devido algumas situações que passei na escola, me esforço muito pra vencer meus medos. Tenho medo de julgamentos e etc. Como faço pra parar de me importar com o que as pessoas pensam de mim e não ouvir os julgamentos das pessoas? Isso é muito difícil pra mim ( conseguir não me importar com a opinião alheia).

   Essa questão de se importar com a opinião é algo que todo mundo passa, mas acho que principalmente quem sofreu bullying sabe como as palavras de outra pessoa pode machucar! O melhor que você pode fazer para aos poucos conseguir não se importar com a opinião alheia, é voltar seu foco para buscar aquilo que te faz bem e te faz feliz, uma profissão, um curso e estar perto de quem você ama, pois assim, com o tempo você estará tão "preocupada" com aquilo que te faz bem, que não irá ligar para o que falam de você!


(Wasny Silva) O que se deve fazer no momento em que uma pessoa está sendo vítima de bullying? Defender ela? Ou chamar um responsável? E se o caso não for solucionado? 

   Acho que o melhor é chamar um responsável, pois a situação também pode voltar-se para você e ambos podem sofrer com ela! Chamando um responsável será melhor, pois ele saberá o que fazer e como fazer para que a situação não se repita e o problema seja solucionado! Mas se o caso não for solucionado, o indicado é recorrer a justiça, afinal bullying é considerado crime na constituição, com penalização para quem pratica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário